A RQC, em parceria com o Jornal "O Sesimbrense", partilha consigo o artigo de título "Couve gigante dá que falar na Quinta do Conde" escrito pelo historiador NELSON BENTO:

Este mês chegou ao Sesimbrense uma notícia surpreendente, uma couve quintacondense capaz de rivalizar com o Pé de Feijão do João das histórias da nossa infância.
Brincadeiras à parte, talvez estejamos diante da couve galega mais alta do mundo com 5 metros e 70 centímetros, a foto diz tudo. Uma couve quase tão alta como a própria casa e com cerca de 5 anos de idade. Estamos a falar de um exemplar que supera outro noticiado num jornal nacional com 5,05 metros, também da nossa região e que alegadamente seria a couve mais alta do mundo.
Contudo, não conseguimos encontrar nenhum recorde registado na página do Guinness World Records para esta categoria. Portanto, é perfeitamente possível que a nossa seja a mais alta do mundo, certamente a mais alta da atualidade.
O dono da mesma, é o Sr. Alfredo Magalhães, proprietário do estabelecimento Magalhães Gás no Conde 1, perto do balcão do Banco Millennium na Avenida Principal. Numa curta entrevista ao Sr. Magalhães, descobrimos que é um dos pioneiros mais antigos da Quinta do Conde, tendo comprado o seu lote em 1970, sendo a sua casa a terceira mais antiga da terra. Além disso, conheceu de perto António Xavier de Lima com quem trabalhou. Natural da Póvoa do Lanhoso no Distrito de Braga, começou a viver na Quinta do Conde há 54 anos, no longínquo ano de 1971.
Voltando à dita couve, esta continua a produzir folhas com as quais a esposa do Sr. Magalhães, a Dona Maria José faz sopa caldo verde. O processo para obter as folhas requer algum risco, pois o Sr. Magalhães sobe a um escadote de grande dimensão e corta as mesmas com uma serra de poda. Esta é uma couve que vale a pena visitar, sendo perfeitamente visível da rua e talvez até da Avenida Principal.
Clica para ampliar