Escreva abaixo para obter os resultados pretendidos !

Novo Projeto da Sui Generis | Habitáculo


Habitáculo é um projeto de criação artística que pretende envolver a comunidade da Quinta do Conde.

O projeto terá uma fase com encontros/ensaios em diversos locais da Quinta do Conde (que pretende envolver vários espaços e diversos parceiros), e culmina num espetáculo em percurso pelas ruas do nosso território (largos, jardins, associações, ruas, cafés, etc). Será tudo criado com a comunidade, a partir de histórias, memórias, partilhas, desejos.

Em que consiste o projeto?

Convidamos as pessoas que vivem na Quinta do Conde a fazer parte deste projeto artístico, onde vamos (re)descobrir, (re)interpretar, (re)lembrar, (re)escutar, os desejos, as histórias e as memórias do nosso território. Com esse material, através do teatro, vamos criar um espetáculo que possa expressar tudo o que descobrimos juntos e partilhá-lo, com os nossos pares, num momento especial em Outubro de 2025, e talvez até mais além, em 2026! Não é necessário que as pessoas que se inscrevem sejam atores ou que tenham experiência, basta viverem na Quinta do Conde e terem vontade de participar neste processo coletivo, que nos ligará mais uns aos outros e ao nosso território. Juntos vamos descobrir o que temos em comum: memórias, desejos, lugares, pessoas. 

Para começarmos esta aventura partiremos de algumas perguntas que nos ajudam a encontrar um caminho: que relação temos com o território que nos vê sempre em movimento?; que relações temos com os nossos pares?; que dinâmicas gostaríamos de implementar no nosso território?; que desejos escondidos temos em nós? O projeto Habitáculo convida os participantes a parar e refletir sobre algumas destas questões; observar os lugares do seu território desde outra perspetiva; ativar memórias; criar novos significados e símbolos; habitar recantos, ruas sem vida, largos, varandas, casas, ruínas; dar voz e espaço a desejos omitidos; criar novas relações no seu território e sobretudo transformar tudo isto em arte, num espetáculo que será encenado e guiado pela companhia de Teatro Sui Generis.

Sendo um projeto de criação artística com as comunidades, partiremos das bases do teatro como disciplina principal, mas pretende-se que cada participante explore a área artística performativa que mais gosta. Podemos partir de um texto ou poema, de uma música, de um quadro, de um diálogo, de um som, de um conjunto de movimentos, de um vídeo, etc. Habitáculo é, no fundo, um projeto de criação artística com as pessoas da Quinta do Conde. 

Não sabemos o resultado que este projeto terá, pois será tudo criado com as pessoas que se vão inscrever no projeto e tudo pode acontecer, mas, certamente, ficará um espetáculo bonito e cheio de simbologia. O projeto inicia em Setembro e o espetáculo, em princípio, será no dia 25 de Outubro.

Habitáculo será um "espaço" de encontro, de diálogo, de criação, de descoberta e de muita experimentação. Desejamos que a Quinta do Conde continue a fazer este caminho de deixar de ser um lugar dormitório, para ser um lugar vivo, em movimento, em ação. E que todos nós, juntos, as comunidades da Quinta do Conde, as estruturas, as associações, façamos parte dessa história.


Below Post Ad

PUB