Na próxima terça-feira, 25 de junho, Sandra Ferro vai receber em estúdio a cantora luso-cabo-verdiana ALICIA BRITO


Alicia Brito nasceu em 1997, na Holanda. É filha de mãe de portuguesa e pai cabo-verdiano, da ilha do Maio. Uma luso-cabo-verdiana, fruto de uma mistura que a enriquece a vários níveis. Costuma dizer que tem o coração divido em três partes iguais. Sente-se cabo-verdiana pelas raízes, pelo contacto com a música tradicional. Mas há uns anos que Portugal a tem acolhido e tem sido o local escolhido para gravar parte dos seus vídeos e singles. Claro que a Holanda também não é esquecida, até porque não consegue ficar muito tempo fora pois as saudades apertam.
Em casa sempre houve o hábito de se ouvir muita música. Talvez por isso, desde pequena que sonha em ser cantora.
Aos 4 anos já imitava os grandes artistas que via na televisão. Aliás, a sua maior referência é Beyoncé. Admira-a pela forma com a cantora actua em palco e pela forma como consegue produzir espectáculos memoráveis.
Ainda pequena, Alicia cantava em festas de aniversário de familiares e amigos e foi aí que começou a ouvir as pessoas a elogiarem a sua voz.
Cantou em karaokes, mas a primeira vez que actuou em público, ao vivo, foi em 2009, na Holanda, no concurso "Mini-Miss", onde o seu talento ficou representado pelo canto.
Foi então que a música ganhou um papel maior na sua vida. Entrou para uma escola de música, em 2012, onde iniciou aulas de canto, aprendeu a actuar ao vivo com bandas e outros artistas, adquirindo ainda a experiência de estar frente-a-frente com grandes públicos.
O que foi aprendendo fez com que em 2014, recebesse um convite, na Holanda, para gravar em estúdio pela primeira vez, o que viria a ser o seu primeiro single: "Dicidi", uma música crioula.
Conseguiu chamar atenção de um estúdio maior, por onde passaram grandes nomes da música internacional, e que a convidou para gravar o seu segundo single: "Tudo Pa Nada".
Desde então não parou. Em 2015, gravou os singles "Chato" e o tema "Único".
Tem actuado em vários países da Europa como: França, Holanda, Bélgica, Luxemburgo e Portugal. E sempre que está em Cabo Verde também não perde a oportunidade de dar concertos e participar em festivais ou iniciativas locais.
É sempre muito acarinhada pelo público e pelos fãs, que reconhecem nela a simplicidade e a simpatia apesar de ser uma jovem artista extremamente sensível, que não fecha os olhos ao que a rodeia.
Hoje, Alicia faz parte da Egroove Team que está focada em apoiá-la na sua carreira profissional. Por isso, as passagens por Portugal têm sido mais frequentes. Agora está a preparar o seu primeiro álbum. Para aguçar o interesse dos fãs, gravou o single "Ser Homi" que fará parte do álbum.
Está empenhada em terminar o primeiro álbum, "My World", que sairá em breve, e onde terá um dueto especial com o músico Eddu. Mas até lá, quer dar aos fãs mais um single para conhecerem melhor o seu trabalho, que junta kizomba, afro house e uma mistura de R&B, pois tem alguns temas em inglês.
Neste momento, Alicia dedica-se exclusivamente à música e em tornar o seu sonho realidade. Apesar de estar a crescer como artista, de uma forma como nunca imaginou, conserva a humildade de manter os pés bem assentes na terra. Gostava de conquistar o seu lugar na música e levar as suas culturas através da música por esse mundo fora.
DISCOGRAFIA
- 1.º Single: "Dicidi" (2014)
- 2.º Single: "Tudo Pa Nada" (2014)
- 3.º Single: "Chato" (2015)
- 4.º Single: "Único" (2015)
- 5.º Single: "Ser Homi" (2016)
- 1.º Álbum: "My World" (brevemente)