
No próximo programa AO ENCONTRO DA POESIA, quando forem 21h00, Pedro Nobre vai estar à conversa com o poeta Sesimbrense ANTÓNIO ALMEIDA e quando forem 22h00 vamos ter a participação da poetisa Fátima Horta com os seus "Grãos de Areia".
BIOGRAFIA
poeta
ANTÓNIO ALMEIDA
Nasceu a 24 de janeiro de 1968 na vila, piscatória, de Sesimbra. Cresceu no seio de uma numerosa e unida família de irmãos. Filho de pai pescador, mestre de uma pequena embarcação, mas que precocemente Deus o levou...
Desde a sua infância que tem um gosto pela união das palavras, e pela forma de as fazer elegantemente encantar e impressionar a quem as lê.
Em pequeno sempre praticou vários desportos futebol, Judo, no Grupo Desportivo de Sesimbra e ao qual se formou no curso de treinador, que lhe permite estar ligado no acompanhamento e formação de jovens atletas.
Ao longo da sua vida acumulou algumas profissões… Indústria Hoteleira, Pesca e Construção Civil. Atualmente é funcionário público na Câmara Municipal de Sesimbra, desde o ano de 2004, desempenhando as funções na Divisão de Gestão e Planeamento Urbanístico (DGPU).
O poeta António Almeida é um amante do mar, e é um do cenários, onde vai procurar a sua inspiração de escrever, de amar e poetizar sentidamente cada momento que ocupa a alma envolvendo o coração! Tem um especial gosto em musicar na sua guitarra com simples acordes alguns dos seus poemas.
No seu dia a dia capta emoções usando sorrisos e sentido de paixão nas palavras com sons ritmados, pulsantes e poéticos … É um poeta que acredita ser livre de escolher o caminho e o rumo pelo destino da vida, apesar de nem sempre ela ser venturosa, tenta ser um seu amante, magicando-se com ela.
Sem nunca se afastar da mente, e colocando os sonhos no comando do coração, foi transformando em realidade as suas histórias, escrevendo-as e contando-as de forma poética.
Desde um silêncio na alma, ao bater na janela do seu quarto, ao correr de um rio, a um abraço sentindo, a um amor com vontade… E a tantas outras emoções… tudo serve e serviu de inspiração para o despertar do sonho que há muito repousava, com o desejo de ser acordado...!
E assim, nasceu a edição do seu primeiro livro de poesia intitulado “REALIDADES SENTIDAS” pela editora Poesia Fã Clube, e o lançamento aconteceu no Cine Teatro Municipal João Mota em Sesimbra.
O poeta é co-autor da coletânea "AMANTES DA POESIA" volume III do ano de 2018, a convite da editora Modocromia, (em parceria com a PopularFM) com a participação de três poemas e uma pequena autobiografia.
Tem a pretensão de continuar a participar em tertúlias, e em outros meios para a divulgação e promoção da poesia, e o partilhar de sentimentos e emoções com outros poetas e poetisas.
Mas a seu tempo, ambiciona a edição de um novo livro.
Nas redes sociais, poderão sempre encontrar o poeta ANTÓNIO ALMEIDA no seu canal do Youtube, página do Facebook e Instagram, fazendo a pesquisa pelo título do seu livro "Realidades Sentidas". Aqui vai encontrar as partilhas feitas, vindas do coração, as suas realidades e a sua poesia.
O poeta diz "Sou hoje um homem mais feliz!"...